Benefícios dos jogos emocionais


Como a brincadeira é importante para o desenvolvimento infantil? 
Os jogos livres não estruturados são ótimos para promover o desenvolvimento emocional das crianças de três maneiras principais.
1.     Constrói a auto-estima e a confiança das crianças para experimentar coisas que nunca haviam experimentado antes: quando crianças em um playground sobem uma escada ou balançam em barras de macaco, isso representa um desafio para elas. Não são necessariamente tarefas fáceis. Mas quando uma criança as supera, à medida que balançam toda a extensão das barras, isso lhes dá uma sensação de auto-estima e confiança. Seja jogando sozinho ou em grupo, a brincadeira proporciona às crianças a confiança necessária para interagir com outras pessoas ou brincar por conta própria.
  1. Permite que as crianças experimentem uma gama de emoções que normalmente não estão disponíveis para elas em outras situações: a imaginação permite que as crianças superem a realidade de maneiras que as incentivem a lidar com sentimentos assustadores. Com crianças mais velhas, o brincar livre pode ajudá-las a desenvolver habilidades essenciais para a vida, como humor, tolerância e espontaneidade. Talvez o mais importante de tudo, eles aprendem a desenvolver paciência. Às vezes, no playground, você deve esperar sua vez, e isso significa aprender a lidar com a frustração e o tédio ocasional.
  2. Ajuda a superar o trauma: quando as crianças são jovens, até a morte de um animal de estimação pode criar emoções intensas. Brincar fornece uma maneira de as crianças liberarem suas emoções e compartilharem seus sentimentos.
  3. Aproxima-os dos pais: as crianças não brincam apenas com os amigos. Às vezes, eles querem brincar com os pais. Pedir ajuda quando eles enfrentam as difíceis barras de macaco pela primeira vez, ajudando a construir uma cidade na caixa de areia de um playground - quando pais e filhos compartilham essas atividades, ajuda a produzir um forte vínculo emocional e um senso de confiança.
A pesquisa mostra que o cérebro continua a crescer após o nascimento e tem cerca de 80% do tamanho adulto quando a criança tem 2 anos. A brincadeira ajuda nesse desenvolvimento, estimulando o cérebro do seu filho e ajudando-o a aprender a se comunicar e a lidar com as emoções, ambas simples. e complicado.