5 Benefícios dos jogos sociais


Uma razão pela qual as crianças anseiam por brincar é que elas oferecem a chance de ver e se envolver com seus amigos fora das atividades organizadas, como a escola. O jogo permite que eles façam novos amigos e até aprendam a lidar com situações estressantes com velhos amigos. Ao brincar com outras pessoas, as crianças aprendem o seguinte.
  1. Como navegar em uma rede social complexa: quando você olha para um playground, geralmente vê um grupo de crianças brincando. Mas muito mais está acontecendo do que aparenta. À medida que as crianças brincam umas com as outras, elas aprendem habilidades e lições críticas diárias sobre como se envolver com outras pessoas, normas sociais e até independência.
  2. Como ouvir: Quando as crianças inventam um jogo e regras sobre como jogá-lo, elas devem ouvir atentamente o que as outras crianças estão dizendo. Eles aprendem a pedir esclarecimentos. Eles determinam como negociar e se comprometer. Ouvir é uma das habilidades mais valiosas para qualquer adulto e, no playground, essa habilidade pode florescer.
  3. Como colaborar: muitos jogos infantis não envolvem um vencedor ou um perdedor, mas algumas atividades compartilhadas que incluem um objetivo comum. Para atingir esse objetivo, as crianças aprendem a trabalhar juntas e a se ajudar. Eles se tornam parte de uma equipe de amigos que trabalham juntos.
  4. Como brincar com os outros: RPG ajuda as crianças a entender os relacionamentos da vida real. Eles começam a aprender sobre os papéis e as regras culturais que os determinam. Eles desenvolvem relacionamentos e depois os testam, talvez com a mesma frequência de cada nova ida ao parque infantil. Eles aprendem o autocontrole e, como mencionado acima, descobrem sobre colaboração e negociação. É onde eles dão os primeiros passos que os preparam para o relacionamento com os outros ao longo da vida.
  5. Como obter independência: muitas pessoas podem pensar que jogar sozinho não incentiva nenhuma habilidade social. No entanto, quando uma criança brinca sozinha, isso lhes dá a oportunidade de observar outras crianças brincando e aprender quais são as normas dentro do grupo. Então, quando eles querem avançar para o jogo em grupo, ficam mais conscientes das regras esperadas dos participantes. Brincar sozinho também ajuda a estimular a criatividade e a imaginação das crianças e, finalmente, as ajuda a desenvolver a independência.